Águas de março elevam capacidade do açude de Boqueirão a 30% e já se prevê que nos próximos dias possa atingir os 100%

13/03/2020

As águas de março, tão bem definidas poeticamente por Vinícius de Morais, chegaram em profusão na bacia do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e assim afastam de vez qualquer possibilidade furtura de racioamento no abastecimento do líquido para Campina Grande e mais 23 cidades do Agreste paraibano nos próximos dois anos.

Hoje, sexta feira 13 de março, o gigante reservatório amanheceu com 137.784.175 metros cúbicos de água, o que equivale a 29,5% da sua capacidade de armazenamento, e isto sem que tenha chegado nenhuma gota do rio São Francisco no período.

Somente de ontem (12) para hoje (13) houve um aumento de 33 centímetros na lâmina d’água, correspondendo a um aporte hídrico de 5.876.172 m3. E, segundo o técnico Isnaldo Cândido, que monitora o reservatório e repassa dados para a imprensa local, no período de 01 a 13.03.2020 houve aumento de 2,35 metros na lâmina d‘água, correspondendo a um aporte de 37.323.990 m3.

Como existe a previsão de que nos próximos dias águas do São Francisco cheguem à bacia do Epitácio Pessoa, e que as chuvas continuarão no ritmo atual, é bem provável que este ano o açude atinja a sua capacidade máxima e possa inclusive atingir a marca da sangria.

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias