Cinegrafista campinense na Globo é resultado de revolução silenciosa que TV Paraíba fez em seu jornalismo depois que direção cortou geração de programas locais

27/02/2020

Uma silenciosa e gratificante revolução sob comando da jovem equipe de jornalismo da TV Paraíba, em Campina Grande, praticamente invisível aos olhos leigos do telespectador, começou a dar bons frutos, para enriquecimento curricular de todos que a integram – cinegrafistas, editores, repórteres, redatores, apresentadores...

Quem assiste ao jornal das sete da noite (o da hora do jantar como assim faz questão de explicar o jornalista-âncora Carlos Siqueira) passou nos últimos dias a se surpreender com uma caprichosa edição, onde tudo dá certo, num verdadeiro padrão Globo de qualidade.

E tudo começou, aparentemente, depois que a direção do Sistema Paraíba de Comunicação, que mantém duas TV’s afiliadas da Globo no Estado - a Paraíba em Campina Grande, e a Cabo Branco em João Pessoa), decidiu acabar com produção local campinense para os noticiosos da manhã e do meio dia, que agora são gerados pela Cabo Branco, com péssima qualidade de edição e pauta privilegiando a Capital, o que significa um insulto para o povo campinense, que já tem feito reclamações variadas, sem sucesso, através das redes sociais.

A imagem pode conter: 2 pessoas

O resultado desse súbito e desnecessário corte, que ceifou também várias cabeças da equipe, provocou assim o resultado inverso, com a produção local passando a ser mais arrojada e dando show de jornalismo, anos-luz à frente da equipe aboletada em João Pessoa, que mostra uma primariedade de fazer vergonha a qualquer canal de TV do País.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e óculos

Tem apresentador na Cabo Branco que não sabe mesmo o que é “jogo de cena”. Invariavelmente, a maioria sequer não sabe se posicionar no estúdio e, querendo mostrar “cancha”, todos passaram a chiar na fala, como se a TV daqui fosse a Globo do Rio, onde o sotaque carioca é nato.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Assistir as reportagens de Valéria Assunção, por exemplo, com imagens espetaculares de Popó Calixto, um dos cinegrafistas mais experientes do Estado, dá impressão de se estar vendo o Jornal Nacional, tanto é a qualidade superior do que aqui se faz em Campina Grande. Até a outrora exagerada gesticulação de Carlos Siqueira ao apresentar o ‘Jornal das Sete’ ganhou boa moderação.

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Da pauta à edição, nada passou mais a ter falhas na TV Paraíba e, certamente por isso, Popó Calixto foi convocado semana passada para viajar ao Rio de janeiro e dar reforço à equipe de cinegrafistas da Globo convocada para a cobertura do Carnaval no sambódromo da Marquês do Sapucaí.

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

E lá o paraibano deu show de competência, humildade, cavalheirismo e é bem possível que o Sistema Paraíba de Comunicação venha a perder seu dedicado colaborador nos próximos dias.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e óculos

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • 28/02/2020 às 15:19

    Pedro Maurilio

    Popó é realmente é um ótimo profissional e nada tira seu mérito. Mas é SUPER COMUM a Rede Globo pegar cinegrafistas de afilidas do Brasil pra ajudar na grande mão de obra que é a cobertura do carnaval, é só dar uma olhadinha rápida no instagram de outros cinegrafistas como Jackson Rondinelli, Damião Tomé e Eudes Marques, entre outros... e perceber que todos já tiveram a chance de passar por lá.

  • 27/02/2020 às 16:23

    KENNEDY SALES

    Popó Calixto é um cinegrafista inquieto, inovador. Um profissional que não se conforma com o básico. Sempre propõe algo a mais para a reportagem. Além de ser um sujeito genial, o cara formidável. Um amigo certo das horas incertas...

  • 27/02/2020 às 11:20

    Rayssy Ferreira Costa Gomes

    Ele E Meu Orgulho Meu Pai, Sabe Fazer Seu Trabalho com Dedicacao Fico Orgulhosa de ser Sua Filha do senhor ser Reconheçido pelo seu trabalho ex esforçado e dedicado em tudo q faz desde de sedo q corre atraz de seus objtivos e assim Deus tem Lhe ajudado , Sua Força de Vontade De Dar o Melhor De si Vai Longe Sou sua Fan numero 1 o senhor e Merecedor de Todas bencaos do ceu Deus continue te abençoando Meu Painha 🙏

  • 27/02/2020 às 07:42

    Gilvanice Farias de V. Costa

    Popó Calixto; é um guerreiro é um paraíabano que foi para o Rio de Janeiro e passou uma parte de sua infância lá; voltando para a sua terra natal na juventude e aqui longe da familia lutou e fez seu caminho aqui em Campina Grande sendo este cinegrafista que hoje se tornou. Nós da familia sempre nos orgulhamos muito dele parabéns cunhado. E que Deus continui abençoando ele.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias