Nota de apoio ao prof. Dr. Benedito Guimarães de Aguiar Neto - Presidente da CAPES

29/01/2020

As associações abaixo signatárias vêm a público manifestar seu apoio ao Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), prof. Dr. Benedito Guimarães de Aguiar Neto, em razão de sua trajetória docente, sua atuação com pesquisa e gestão do Ensino Superior. Seus atributos acadêmicos são expressivos, inegáveis e possuem compromisso com o desenvolvimento da Ciência.

O prof. Dr. Benedito é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1977), com mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1982), doutorado em Elektrotechnik/Fernmeldetechnik pela Technische Universität Berlin, Alemanha (1987) e pós-doutorado pela University of Washington, EUA (2008). Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande, foi Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UFPB de 1989 a 1993 e Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFPB e UFCG de 1997 a 2005. Foi Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, atuando nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais. Editor da Revista de Ensino de Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), de 1999 a 2004 e Presidente do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, de 2003 a 2005, além de avaliador institucional do INEP. Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, de 2011 até 2019. O prof. Dr. Benedito também foi Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) de 2016 a outubro de 2019, membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta e membro do Conselho Superior de Estudos Avançados (CONSEA), da FIESP.

Aos destaques do Currículo, acima, somam-se várias outras atividades e reconhecimentos, resultando em uma notável carreira científica e consistente folha de serviços prestados tanto na universidade federal quanto em uma prestigiosa universidade confessional. Não se constrói trajetória assim sem o diálogo, o respeito e a pluralidade de ideias.

Isso posto, pelo zelo à boa informação, é esperado sobretudo daqueles que expressam suas opiniões em veículos de comunicação de grande alcance, que ofereçam aos leitores os contrapontos e assim não reduzam a extensa trajetória acadêmica do presidente da CAPES à sua confissão religiosa, precipitando-se em conclusões.

A CAPES desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), na promoção da cooperação científica internacional, na divulgação da produção cientifica, além do enorme desafio de induzir a formação de professores para a Educação Básica. As signatárias defendem o papel relevante da CAPES e contribuirão, dentro do espírito público que as norteia, para que ela continue cumprindo bem seus propósitos.

Acreditamos que o prof. Dr. Benedito saberá articular as demandas do órgão, para que haja a devida solução das dificuldades enfrentadas, porque ele possui o perfil técnico apropriado para exercer a liderança que dele se espera para o exercício da Presidência.

Brasília, 27 de janeiro de 2020.

Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas – ABIEE

Associação Nacional de Educação Católica – ANEC

Associação Nacional de Universidades Particulares – ANUP

Associação Nacional de Escolas Batistas

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias