Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba

11/04/2018

A busca por conhecimento está renovando as expectativas de muitos trabalhadores quanto ao mercado de trabalho e, muito mais do que isso, tem estimulado o empreendedorismo em profissionais de diferentes áreas de atuação.

Os cursos de Educação Continuada do SESI estão abrindo novos horizontes para os alunos. Este ano, uma parceria com empresas industriais está colocando em sala de aula, trabalhadores de diferentes áreas de atuação. Sávio Reinaldo Lopes da Silva trabalha como assistente administrativo na empresa Tess, em Campina Grande, e está cursando Informática Básica. “Eu procurei o SESI com o objetivo de atualizar meu currículo. Agora, eu espero além de adquirir conhecimentos atualizados, futuramente, quem sabe, conquistar novas oportunidades na empresa onde trabalho”, disse ele bastante otimista.

Na mesma turma de Informática Básica do SESI, o vigilante Almir Marinho do Nascimento, também espera crescer profissionalmente. “A minha expectativa é que novas portas se abram, eu possa crescer no ambiente de trabalho e ter novas oportunidades”, afirmou Almir.

Nos cursos profissionalizantes do SENAI, os alunos, além de aprenderem a executar, na prática, as atividades da profissão escolhida, são estimulados a buscar soluções, inovar e usar da criatividade para fazer diferente. O empreendedorismo também está presente no conteúdo dos cursos, seja de forma direta ou indireta, motivando os alunos a abrirem seu próprio negócio.

A advogada Emília Medeiros (foto acima), ex-aluna do Curso de Costura Industrial e Modelagem do SENAI, encontrou na instituição a oportunidade de especializar-se na arte da costura que até então era apenas um hobby aprendido na infância através do convívio com a mãe e a avó materna que costuram e bordavam. Depois de concluir o curso no Centro de Tecnologia da Moda em Campina Grande, a advogada abriu o Atelier Emilinha, onde coloca em prática o ofício que está intimamente ligado às suas memórias afetivas.

O curso superior de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também tem entre suas alunas, Amanda Kelly Rodrigues (foto ao lado), ex-aluna do curso Técnico em Mineração do SENAI. “Era meu sonho trabalhar com mineração e, por este motivo, busquei o SENAI que é uma escola de referência na Paraíba”, conta Amanda. “A experiência que tive no curso técnico do SENAI contribui bastante para que eu tenha uma melhor compreensão do conteúdo que é apresentado pelos professores na universidade”, complementa. “Hoje, eu descrevo o SENAI como uma segunda casa porque me ajudou a ser cidadã e, mais do que isso, me ajudou a ser uma profissional ética, mais humana e alguém que vê o mundo com outros olhos”, afirmou.

A empresária, Severina Liu, da cidade de Arara (PB), também tornou-se uma empreendedora do setor de panificação depois de fazer um curso no SENAI. “Eu queria abrir meu próprio negócio e ser dona de uma padaria. Comprei um terreno, comecei a construir, mas, sabia que o principal seria a qualificação profissional para entender melhor sobre o segmento. Foi assim que busquei o SENAI e essa experiência marcou minha vida até hoje”, conta Severina. A empresária fez o curso de “Bolos e Tortas” e “Panificação” antes de abrir seu empreendimento. “O conhecimento adquirido no SENAI me deu mais segurança, tive noção dos processos e, com isso, pude realizar meu sonho”, comemora Severina Liu.

Thiago Cruz do Nascimento é outro jovem empreendedor. Em 2012 ele concluiu o Curso de Refrigeração no SENAI e ficou motivado a abrir sua empresa. “O SENAI mudou minha vida completamente. Antes eu trabalhava com venda de gás de cozinha, após concluir o curso no SENAI, comecei a trabalhar com climatização de ambientes, uma tendência forte de mercado aqui na nossa região”, disse Thiago. “Como eu descrevo o SENAI? É a maior instituição de ensino profissionalizante do Brasil”, declarou.

Fonte: Fiep




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias