Comerciário escalado para o trabalho no feriado 7 de setembro receberá abono mais folga

09/09/2020

O Dia da Independência (7 de setembro) é um feriado nacional do Brasil,  que este ano será comemorado nesta segunda-feira. Muitos dúvidas existem sobre o funcionamento do comércio na referida data. Em Campina Grande as lojas podem abrir suas portas, entretanto os empregadores serão obrigadas as pagar aos seus funcionários escalados os abonos nos valores de  R$ 38,50  (empresa com até 10 empregados) e R$ 45,60 (empresa com mais de 10 empregados), mais uma folga no prazo de até 30 dias, conforme estabelece o acordo coletivo da categoria em vigor.

Esse regime não se aplica aos trabalhadores das farmácias, vez que até o momento o SINDIFARMA não assinou acordo garantindo os direitos de seus funcionários, porém os empregadores do segmento ficam na obrigação de  pagar, por Lei,  aos seus funcionários escalados para o trabalho no  feriado 7 de setembro, o valor em dobro referente a um dia de trabalho inserido na folha de pagamento do mês em curso, ou concederem a folga na mesma semana, conforme explica o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campina Grande e Região, José do Nascimento Coelho.

O sindicato laboral, conforme Coelho, vai estar vigilante na semana que sucede o feriado para receber as reclamações, caso algum trabalhador venha se sentir prejudicado com o não recebimento dos abonos e a liberação de sua folga no prazo determinado. “Esperamos que os empresários façam jus ao compromisso com seus trabalhadores, para evitar ações junto ao Ministério Público do Trabalho”, disse o sindicalista. 

Fonte: Ascom




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias