Comércio fecha no próximo dia 21 para folga dos trabalhadores

18/09/2020

Assim como aconteceu com os grandes eventos cancelados em 2020, a festa alusiva ao Dia do Comerciário não será realizada na cidade de Campina Grande, no próximo dia 21 (3ª segunda-feira de setembro), porém os trabalhadores terão a garantia de sua folga, conforme estabelecido no aditivo à Convenção Coletiva em vigor, assinado pelas partes interessadas e depositado no Ministério do Trabalho.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Campina Grande e Região, José do Nascimento Coelho, esclarece que todo o comércio da cidade estará fechado na próxima segunda-feira, com exceção das farmácias que devem funcionar normalmente, tendo em vista o SINDFARMA não ter fechado acordo até o momento para garantir os direitos trabalhistas de seus funcionários.

O feriado do Dia dos Comerciários é unificado com João Pessoa, Guarabira e Cajazeiras, onde também não haverá funcionamento das lojas, segundo Coelho, lembrando que, apesar de não ser realizada a tradicional festa, o dia servirá para reflexão dos trabalhadores, que enfrentam ao lado de seus familiares a pandemia do Corona vírus, cuja situação causou a desestabilização da economia, e consequentemente, o desemprego.

DATA OFICIALMENTE É COMEMORADA EM 30 DE OUTUBRO


O Dia do Comerciário, também conhecido como Dia do Comércio é comemorado de forma oficial no dia 30 de outubro, de acordo com a Lei 12.790, promulgada em 14 de março de 2013, porém a data da confraternização pode ser facultada e acordada em convenção coletiva de cada cidade e/ou estado.

QUAL A ORIGEM DESSA DATA?

Essa data foi escolhida porque representa um momento de vitória para a classe dos comerciantes, por uma conquista de melhores condições de trabalho.

Em vários estados do nosso país o dia do Comércio ou do Comerciário é feriado estadual para os trabalhadores dessa área e também para os da construção civil. Em alguns deles, como é o caso do Rio de Janeiro, a data é comemorada na terceira segunda feira do mês de outubro e esse dia é um feriado para os profissionais que executam esses ofícios.

A compreensão dos significados do dia do Comércio se concentra no início do século XX, época em que os trabalhadores da área de comércio eram extremamente explorados por seus patrões e encaravam dia após dia jornadas de trabalho abusivas, que muitas vezes superavam as 12 horas consecutivas.

Folgas praticamente não existiam e nos feriados eles também eram obrigados a trabalhar, já que nesses períodos o comércio também ficava altamente aquecido.

Fonte: Ascom Sindicato dos Comerciários CG




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias