Jornalista que coordenou Educomunicação na UFCG é titulado DOUTOR em História Social pela USP

21/07/2020

O jornalista campinense Rosildo Brito, que coordenou até meses atrás na Universidade Federal de Campina Grande o curso de Educomunicação, e mantinha espaço na grade de colunistas deste portal, foi titulado ontem em São Paulo como doutor em História Social pela USP (Universidade de São Paulo).

Nas redes sociais, festejando o evento, Rosildo comemorou:

- “Em meio a tantas notícias desanimadoras, o compartilhamento de momentos felizes é algo sempre muito bem vindo. Por isso, divido com os amigos e amigas, a grata alegria de haver concluído hoje, mais uma importante conquista na minha jornada de vida que foi a obtenção do título de doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

E essa vitória, como frisei na minha defesa de tese, não é apenas minha. Representa uma conquista que traz em seu lastro histórico, a vitória de mais um brasileiro advindo de uma classe social profundamente marcada pelo desfavorecimento socioeconômico, pela desigualdade e por todas as barreiras que são impostas àqueles(as) que se atrevem a ultrapassar a fronteira que separa os filhos das periferias brasileiras, das classes sociais privilegiadas”.

Segundo Rosildo, a experiência vivida dentro da USP o fez ver de forma mais nítida e assombrosa o quão ainda é imensa a linha divisória que separa os sujeitos pertencentes a esses mundos distintos. “Mas, não importa. Como diz aquela linda canção miltoniana, é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre. Só assim, conseguimos ultrapassar todas as barreiras, vencer as adversidades e superar o preconceito e o medo que é implantado no DNA desse sistema social perverso a nos fazer pensar que não somos capazes ou que não temos o mesmo direito de ocupar os espaços pré-determinados aos privilegiados”.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aos amigos e confrades que ainda estão na luta e aos que pensaram em desistir dela, seja qual for, o jovem, mestre avisou que dedica sua vitória.

- “Acreditar no sonho é o primeiro e mais importante passo para transformá-lo em realidade. Palavras de um sonhador. Mas para tornar os sonhos em realidade, além da persistência e firmeza no propósito é preciso acreditar que, mesmo se sonhando só, o sonho só se concretiza com a força do coletivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por isso mesmo a minha gratidão aos que, mesmo sem se darem conta, foram elos humanos importantes para a realização desse sonho meu. Ao professor orientador Marcos Silva, mais um nordestino vencedor e inspirador, o meu muito obrigado. Aos colegas professores que participaram da minha banca: Antonio Clarindo (meu estimado amigos Dom Clarindo); Ana Maria Almeida Camargo e Waldomiro Vergueiro, o meu agradecimento pela valiosa contribuição para a conclusão do meu trabalho. Aos meus amados pais, demais familiares e amigos que sempre vibraram comigo na mesma sintonia, o meu reconhecimento”, agradeceu.

Rosildo tamboem  fez questão de agradecer aos humoristas gráficos, “fonte de inspiração para a pesquisa desenvolvida”. E, acima de tudo, a Deus, “fonte suprema da força que me sustenta e que me guia pela infinita estrada da vida”.

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias