Ao chegar a sua 3ª final seguida de Paraibano, Campinense também vai para a Copa do Brasil de 2021

06/08/2020
Divulgação / Campinense
Divulgação / Campinense

O Campinense está de volta à final do Campeonato Paraibano. Pelo terceiro ano seguido. E, consequentemente, também está de volta à Copa do Brasil. Também pelo terceiro ano consecutivo. Essas classificações vieram após a Raposa empatar sem gols com o Sousa na noite desta terça-feira, no Amigão, mas vencer por 5 a 4 nas penalidades máximas.

Ao chegar às semifinais do estadual, o Campinense já havia garantido vaga na Série D do Brasileiro de 2021. Pelo regulamento do Paraibano, campeão e vice vão para a 4ª divisão nacional, mas, como dois outros semifinalistas - Botafogo-PB e Treze - já disputam a Série C, as vagas na D ficaram para os dois semifinalistas restantes, ou seja, a Raposa e o Sousa.

Mas, avançando para a decisão do Paraibano, veio a classificação para a Copa do Brasil, já que o regulamento do estadual prevê essa condição para os dois primeiros colocados. Vai ser o terceiro ano seguido do Campinense nessa competição nacional. Nas duas edições anteriores, a Raposa acabou eliminada ainda na primeira fase: em 2019 ao perder por 2 a 0 para o Botafogo e neste ano ao empatar por 0 a 0 com o Atlético-MG - as duas eliminações aconteceram no Estádio Amigão.

Em sua última participação na Copa do Brasil, já neste ano, o Campinense acalou eliminado após empate sem gols com o Atlético-MG, no Amigão — Foto: JOSEMAR GONÇALVES/TRIPÉ IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO

Em sua última participação na Copa do Brasil, já neste ano, o Campinense acalou eliminado após empate sem gols com o Atlético-MG, no Amigão — Foto: JOSEMAR GONÇALVES/TRIPÉ IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO

Terceira final seguida no Paraibano

Esta também vai ser a terceira vez consecutiva do Campinense na decisão do Campeonato Paraibano. Nas duas últimas, o time acabou como vice-campeão, sendo derrotado pelo Botafogo-PB. Em 2018, venceu por 1 a 0 na ida, no Amigão, mas na volta perdeu por 2 a 0, no Almeidão. E, em 2019, foram duas derrotas: 2 a 1 no Amigão e novamente 2 a 0 no Almeidão.

E há boas chances de que, pela terceira vez seguida, o adversário da Raposa na final seja o Botafogo-PB. É que o Belo está na outra semifinal, enfrentando o Treze, e já venceu o jogo de ida por 2 a 0. Assim, se vencer, empatar ou até perder por um gol de diferença nesta quarta-feira, no Amigão, o Alvinegro da Estrela Vermelha se classifica para enfrentar o Campinense em mais uma decisão de Campeonato Paraibano.

Campinense se classificou para a final do Campeonato Paraibano ao vencer o Sousa no Amigão — Foto: Daniel Lins / Campinense

Campinense se classificou para a final do Campeonato Paraibano ao vencer o Sousa no Amigão — Foto: Daniel Lins / Campinense

E a Copa do Nordeste?

Tendo chegado à final do estadual, o Campinense tem boas chances também de se classificar para a Copa do Nordeste de 2021. São três as possibilidades: uma delas leva a Raposa direto para a fase de grupos, outra para a fase preliminar e uma terceira não classifica o time.

De acordo com o regulamento do Campeonato Paraibano, a Paraíba tem direito a dois representantes no Nordestão: o campeão vai direto para a fase de grupos e, entre os demais times, o de melhor colocação no Ranking de Clubes da CBF vai para a fase preliminar.

Assim, o Campinense tem três opções: 1) se for campeão, vai se classificar diretamente para a fase de grupos; 2) caso seja vice perdendo para o Botafogo-PB na decisão, então vai para a fase preliminar do Nordestão, já que, tirando o Belo, é o melhor paraibano no ranking da CBF; 3) e, se for vice perdendo para o Treze na final, então não disputará a competição regional no próximo ano, já que o Botafogo-PB é o paraibano melhor colocado no ranking da CBF e, assim, ficaria com a vaga na pré-Copa do Nordeste.

Fonte: G1




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias

Mais Lidas