Restaurante paraibano é eleito um dos melhores do mundo por guia internacional

11/04/2019

Forte apelo as tradições da Paraíba, cozinha de alto nível, que combina toques contemporâneos com produtos orgânicos locais, e ideias modernas. Foram esses os elementos que alçaram a culinária paraibana ao reconhecimento internacional. O restaurante paraibano Cozinha Roccia, localizado em João Pessoa, foi eleito um dos principais restaurantes do mundo, segundo o guia italiano da gastronomia mundial Identità Golose.

De acordo com a publicação internacional, o Roccia é um dos melhores restaurantes do Brasil, com cozinha de alto nível e forte identidade local; um tesouro escondido para os amantes da comida.

O paraibano Onildo Rocha é o chef e dono do restaurante. Ele, que tem uma trajetória que dura mais de 10 anos, já cozinhou em diversos estados brasileiros, além de Estados Unidos e Espanha. Também já foi indicado a Chef Revelação, e participou de programas como Master Chef Brasil e Mais Você.

Aliás, este é o segundo ano consecutivo que a comedoria de João Pessoa figura na lista. “É o melhor restaurante do nordeste brasileiro e sua comida é única”, resume Luciana Bianchi, que assina a avaliação do guia. “Ele trabalha com artesãos locais, pequenos agricultores orgânicos e apoia artistas locais”, completa, em alusão ao tom de pertencimento presente no trabalho de Rocha.

O Roccia se identifica como um restaurante real – daqueles que compram a cenoura, escolhem o peixe e servem o prato -, com um quê de mistura da técnica apurada com o gosto do sertão e do mar.

“Criamos a partir do que sempre foi nosso sustento, valorizando sabores e adquirindo um respeito pela cultura paraibana que se enraíza dentro de nós a cada dia mais”, versam em seu site oficial. Veja galeria com pratos da Cozinha Roccia:

A Cozinha Roccia já recebeu o título de Melhor Restaurante do Nordeste da Prazeres da Mesa. Em 2017, o Roccia esteve entre os 10 melhores novos restaurantes do Brasil pela revista VIP.

O Roccia está ao lado de outros nove restaurantes brasileiros no guia italiano. São eles: Remanso do Bosque (Bélem do Pará), Lasai (Rio de Janeiro), A Casa do Porco (São Paulo), Bar da Dona Onça (São Paulo), Corrutela (São Paulo), D.O.M (São Paulo), Maní (São Paulo), Mocotó (São Paulo) e Soeta (Vitória).

Paraíba no prato, orgulho no peito

Onildo Rocha lançou o documentário ‘Paraíba no prato, orgulho no peito’ em dezembro do ano passado. A produção, que tem pouco mais de 14 minutos, já foi apresentada no congresso ‘Mesa Tendências’ em São Paulo, que conta algumas histórias por trás de comidas.

De acordo com o chef, a produção conta um pouco das histórias de comunidades que ele e sua equipe visitam, vivências, e pesquisas que servem para fundamentar a comida que fazem no Cozinha Roccia.

Resenha do Guia internacional

Cercado por algumas das mais belas praias do Brasil, em um lugar fora do clássico itinerário gastronômico brasileiro, um chef está se destacando por sua culinária única. Seu nome é Onildo Rocha, chef e dono da Cozinha Roccia. Rocha é um perfeccionista. Ele tinha um rigoroso treinamento culinário em estilo francês e conseguiu levar uma cozinha saudável, rica e deliciosa a um nível elevado. João Pessoa é a capital do estado da Paraíba, famosa por sua paisagem complexa e muitas vezes dura, que vai dos lugares celestiais no mar até as áreas do interior caracterizadas por seca extrema e falta de chuva por meses.

Além de cozinhar, a missão de Rocha é representar e promover sua cultura com uma perspectiva contemporânea. Cozinha Roccia é também uma galeria de artistas e designers locais e na entrada há afrescos de famosos artistas de cordel, muito importantes do ponto de vista cultural da região. O restaurante foi recentemente transferido para uma nova sala e tem um gastrobar no piso inferior, o Roccia Bar, que oferece cozinha tradicional.

A cozinha de Onildo Rocha, dedicada ao seu ‘terroir’, combina elementos da cozinha tradicional da Paraíba e ideias modernas; os protagonistas indiscutíveis são sempre produtos locais (e muitas vezes orgânicos). É um dos melhores restaurantes do Brasil, com cozinha de alto nível e forte identidade local. Um tesouro escondido para os amantes da comida.

Fonte: Paraíba Já




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias

Vídeos Destaques

Mais Lidas