Única cachaça paraibana no ranking das 50 melhores do Brasil Serra Limpa “poderia ser mais equilibrada”, dizem expert’s

14/09/2017

Muito embora a qualidade da cachaça paraibana tenha melhorado substancialmente nos últimos anos, com maior profissionalização e melhor tecnologia de engarrafamento, ainda assim o produto continua capengante no ranking nacional, onde apenas uma marca - a Serra Limpa - conseguiu figurar na seleta lista das 50 melhores aguardentes do País.

Hoje, comemorado o dia nacional da cachaça, importante informar que a branquinha paraibana é a penúltima colocada (número 49) do famoso “Ranking Cúpula da Cachaça”, o grande evento[MMF1]  que movimenta o mundo da cachaça de dois em dois anos e que no próximo, em janeiro de 2018, terá uma novidade: o resultado só será apresentado em um formato, no qual estarão separadas as cachaças brancas (inox e madeiras neutras) e amadeiradas.

Essa foi a forma encontrada pelos jurados para buscar resultados ainda mais transparentes e justos, sem complicar demais o certame, de forma que o resultado só seja compreensível para os muito ‘devotos’.

No 2º Ranking Cúpula da Cachaça, que ocorreu em 23 e 24 de Janeiro de 2016 em Analândia, interior de São Paulo, foi eleita cachaça número um do Brasil a “Porto Morretes Premium”, produzida em Morretes, Paraná. É uma cachaça amadeirada envelhecida por três anos em tonéis de carvalho, com aromas frutados que rescendem a ameixa, acidez e percepção alcoólica equilibradas. Segundo os jurados, “uma cachaça redonda, sem arestas”. Seu preço à época era de R$ 83,00 a garrafa com 700 ml.

A paraibana Serra Limpa é engarrafada no Município de Duas Estradas e envelhecida seis meses em barris de freijó. Seu preço era de R$ 38,00 a garrafinha de 355 ml.

Os jurados não foram muito legais na avaliação e disseram que a nossa cachaça está longe do toque herbal característico das cachaças brancas, tem acidez e percepção alcoólica elevadas e “poderia ser mais equilibrada”.

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias