LISTA DOS 50 (II) - O menino nascido em Queimadas fundou a faculdade de economia mais importante do Nordeste

07/11/2017
Lopes de Andrade, na condição de representante do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande, recebe das mãos do então prefeito Evaldo Cruz bandeira do Município, hasteada durante a Semana da Pátria, para ser arquivada nos anais da entidade.
Lopes de Andrade, na condição de representante do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande, recebe das mãos do então prefeito Evaldo Cruz bandeira do Município, hasteada durante a Semana da Pátria, para ser arquivada nos anais da entidade.

Em 1914 (dia 28 de julho) nascia em Queimadas, então distrito de Campina Grande, José Lopes de Andrade, um dos nomes da LISTA DOS 50, projeto histórico coordenado por APALAVRA com objetivo de favorecer as novas gerações e municia-las de dados importantes sobre homens e mulheres que, ao seu tempo e em suas áreas específicas de atividade, colaboraram de forma extraordinária para o crescimento do Município.

O menino Lopes fez o curso primário na famosa escola de Clementino Procópio, estudando depois em João Pessoa e logo após em Recife, optando pelo curso de Estudos Sociais.

Foi secretário da Prefeitura Municipal de Campina Grande, chefe da Casa Civil do Governador na gestão de José Américo de Almeida e colaborou com este em Brasília quando ocupou o cargo de Ministro de Viação e Obras da República.

De volta a Campina Grande, retomou a função de Professor e foi um dos fundadores da Faculdade de Ciências Econômicas, que passou a dirigir e logo a agregou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo considerada a mais importante do Norte e Nordeste, responsável pela formação de nomes que se notabilizaram no País.

Lopes de Andrade também trabalhou na antiga Universidade Regional do Nordeste (atual Universidade Estadual da Paraíba – UEPB).

Foi membro da Academia Paraibana de Letras (APL) até 13 de abril de 1980, data de sua morte, no Rio de Janeiro.

Fonte: Da Redação com blog “Retalhos Históricos de Campina Grande’




Comentários realizados

  • 08/11/2017 às 07:50

    Francisco José Ferreira

    Grande Marcos, interessante a iniciativa. Mas no caso de Lopes de Andrade, permita-me apenas um leve reparo: José Américo de Almeida foi Ministro de Viação e Obras Públicas, duas vezes, durante a Era Vargas. Primeiro, no Estado Novo, de 1937 a 1945. E posteriormente, com Getúlio Vargas já presidente eleito pelo voto popular. A capital do País era o Rio de Janeiro.

    Resposta do Editor:

    Obrigado pelo reparo. A editoria consertará.

  • 07/11/2017 às 11:20

    Mauro Nunes Pereira

    Jovens coordenadoras e coordenadores da organização da LISTA dos 50 de Campina Grande, bom dia! Nasci e estudei em Campina Grande até a formação em Economia na FACE (conclusão em 1966, tendo sido o Orador das Turmas de Economia e Sociologia). No ano seguinte em 1967 assumir, a convite do Diretor duas disciplinas no Curso de Engenharia Mecânica da Poli! Fui Professor da Escola Politécnica quando o Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque era seu Diretor. Elaboramos alguns Projetos em conjunto. Não podemos deixar de registrar a criação de uma Instituição denominada CEDI/NAI de nossa autoria em Equipe. E informar que a partir dessas ideias é que surgiu o NAI/PB - Núcleo de Assistência Industrial da Paraíba, planejado, estruturado e construído com a participação direta de Lynaldo e firme apoio do Dr. João Agripino, na época Governador. Tenho um livro escrito sobre o NAI/PB ser considerado a primeira Instituição do País que inspirou a criação do SEBRAE Nacional. Contatos comigo pelo e.mail: mauronunesp@gmail.com ou 55 83 98706 1273 (WhatsApp). Grato e Fraterno Abraço, Mauro Nunes, Consultor Sênior, Credenciado do SEBRAE.

    Resposta do Editor:

    O ilustre mestre é também figura proeminente da nossa história.

  • 07/11/2017 às 09:45

    Valmir Lopes

    Estou acompanhando com interesse a lista dos 50. Fora da cidade, é uma forma de andar por Campina em pensamentos

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias

Vídeos Destaques

Mais Lidas