Maior criador de cabras do Nordeste, morre em Campina Grande Manoelito, primo e sócio de Ariano Suassuna

28/07/2020

Morreu nesta terça-feira (28) em hospital de Campina Grande, aos 88 anos, o empresário e engenheiro agrônomo Manoel Dantas Vilar Filho, conhecido na região como Manelito, primo do escritor paraibano Ariano Suassuna e proprietário da famosa Fazenda Carnaúba, uma das maiores fábricas artesanais de queijos multi-premiados do Brasil.

O velório será realizado a partir das 15h, na Fazenda Carnaúba, e o sepultamento deve ocorrer às 9h desta quarta-feira (29), no cemitério municipal de Taperoá.

Residente em Taperoá, Manoelito além de primo era ex sócio do escritro Ariano Suassuna. Respeitável nome da agropecuária e agro indústria, notadamente no incentivo e pesquisa de melhorias dos rebanhos ovinos e caprinos do cariri paraibano, ele foi Secretário de Agricultura do Estado da Paraíba e diretor de órgãos vinculados ao ruralismo e agropecuária no Estado e no Nordeste.

Os queijos da sua fazenda são vendidos em delicatessens, lojas especializadas e mercados espalhados pelo Brasil.

A Fazenda é uma propriedade de 960 hectares com alto índice de produtividade e competência técnica na criação de raças nativas de caprinos, ovinos e bovinos, tanto de leite, quanto de corte. Na Fazenda também é produzido o queijo Grupiara, uma produção que começou ainda em 1979.

Segundo seu amigo de Campina Grande, Assis Costa, Manoelito sempre era muito consultado como referência no campo da pesquisa não só da criação, mas na produção de queijos e derivados do leite em escala doméstica e industrial para atender este importante segmento consumidor do leite e derivados.

Era viúvo e residia na Fazenda Carnaúba, na zona rural de Taperoá. Ele fez uma cirurgia para retirar a vesícula e teve problemas pós operatórios, que motivaram o óbito.

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias