Ricardo abre 27º Salão do Artesanato da Paraíba nesta quarta-feira

16/01/2018

O governador Ricardo Coutinho (PSB) abre, nesta quarta-feira (17), às 19h, no Espaço Cultural, o ‘27º Salão do Artesanato da Paraíba’, que este ano tem como tema ‘A tradição, a sustentabilidade e a evolução do artesanato paraibano’. A solenidade de abertura contará com um desfile do grupo Ondinas de Cabedelo, com a coleção Flores Astrais, do estilista Léo Mendonça, propondo um inovador olhar no design do artesanato local. O evento é uma realização do governo do estado, por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP).

Artesanato indígena, algodão colorido, produtos da agricultura familiar, couro, renda renascença, crochê, cerâmica, peças em madeira, metal, aço e outros produtos podem ser encontrados no ‘27º Salão do Artesanato da Paraíba’, que acontece de 17 de janeiro a 6 de fevereiro. O evento conta com 370 artesãos presentes e no total 3.320 envolvidos, somando os componentes de associações e cooperativas de 78 cidades paraibanas.

Com entrada gratuita, o Salão ainda conta com uma praça de alimentação com variadas opções e pode ser visitado, diariamente, das 16h às 22h. Além de visitar os estandes do Salão do Artesanato, o público também vai poder prestigiar o desfile do Projeto Moda PAP, com a Coleção Flores Astrais do estilista Léo Mendonça e acompanhar apresentações culturais, como Trio Borborema, Quadrilha Pó de Serra, Grupo Folclórico Flor de Lírio, Banda Meio Free, Cavalo Marinho Estrela da Paraíba, entre outras atrações.

O Salão contará com a participação de 370 artesãos presentes ao evento e no total 3.320 envolvidos, somando os componentes de associações e cooperativas de 78 cidades paraibanas. A ação valoriza os diversos produtos confeccionados pelos artesãos e destaca o processo de crescimento do artesanato na Paraíba.

A coordenadora do PAP, Lu Maia, disse que o Salão já está marcado no calendário de atividades turísticas e culturais do estado. “Através deste espaço, os artesãos têm uma grande oportunidade de vender seus variados produtos a todas as partes do país, devido ao grande fluxo de turista nesta época do ano. É desenvolvimento sustentável, com incentivo e valorização, a fim de fomentar negócios criativos para o artesão”, enfatizou a gestora.

O ‘Salão do Artesanato’ é fruto de um esforço coletivo, contando, inclusive, com a valorosa ajuda de voluntários e está sendo promovido com uma grande estrutura, sendo caracterizado como constituinte da identidade paraibana e tendo papel fundamental para o desenvolvimento econômico do estado. O evento gera emprego e renda, além de movimentar a cadeia produtiva e aquecer a economia local.

Fonte: Secom-PB



Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias