Rol d’APALAVRA vai mostrar os 50 campinenses de todos os tempos que mais contribuíram para desenvolver o Município

03/10/2017

Em parceria com o Instituto Histórico de Campina Grande e colaboração de 10 cidadãos profundamente conhecedores da realidade e da história campinense APALAVRA vai divulgar neste mês de outubro, na semana das comemorações do aniversário de emancipação política do Município, um rol contendo os 50 nomes que mais contribuíram, em todos os tempos e em todas as áreas, para o desenvolvimento da chamada “Rainha da Borborema”.

O objetivo do estudo é instrumentalizar a memória local de modo a que as novas e futuras gerações conheçam esses abnegados “tropeiros”, verdadeiros desbravadores do seu progresso, sem os quais certamente Campina Grande não estaria hoje elevada a tão altos e importantes píncaros – na política, economia, artes, cultura, tecnologia, religião, turismo, saúde, educação, etc.

Em princípio, a ideia era fechar o rol com apenas 12 nomes. Mas, à medida em que os convidados foram fechando as suas indicações verificou-se que algumas injustiças necessariamente seriam cometidas, de modo que a direção do portal optou por elastecer a lista, ampliando-a para 50, o que sem dúvidas a tornará democraticamente mais fiel à história e essencialmente democrática.

Feita a escolha dos nomes uma equipe do portal irá coletar dados biográficos e fotografias dos homenageados, compilando-os em um livro que será ofertado às escolas da cidade, para a mais ampla divulgação possível, em especial com os jovens.

OS ‘JURADOS’

Para a difícil missão APALAVRA convidou os seguintes luminares campinenses:

01 – MARIA IDA STEINMÜLLER - Foi a primeira presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (2012-2016);

02 – JOÃO DANTAS – Vereador, ativista cultural e historiador;

03 – JÚNIOR GURGEL – Político, jornalista e radialista, historiador nato e dono da mais invejável memória da cidade;

04 – FÉLIX ARAÚJO FILHO – Ex-prefeito de Campina Grande, advogado e poeta, filho do mártir que lhe deu o nome;

05 – JOSÉ MARCOS MARINHO FALCÃO – Ex-vereador de Campina Grande, jornalista e radialista, diretor do portal APALAVRA;

06 – JOSÉ EDMILSON RODRIGUES – Historiador, professor e escritor;

07 – JOSÉ DE ANCHIETA BERNARDINO – Contabilista renomado, é secretário do SITRANS (sindicato de empresas de transporte coletivo) e preside o Conselho de Segurança Pública de Campina Grande;

08 – AMARO PINTO – Colunista d’APALAVRA, advogado militante e escritor, dono de um dos mais primorosos textos da cidade;

09 – PAULO ROBERTO FLORÊNCIO – Um dos mais influentes multimídias de Campina Grande, além de desportista e historiador;

10 – LENILDO FERREIRA - Editor de jornalismo da rádio Campina FM, mantém no ar o blog www.lenildoferreira.com.br, primoroso espaço onde exercita seus invejáveis dotes históricos e investigativos.

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • 04/10/2017 às 07:24

    Newton Mota

    Excelente idéia. Finalmente, que os tropeiros anônimos sejam lembrados. Pelo menos isto ! Que este conceituado e operoso portal, propicie aos filhos da terrinha, conhecer a efetiva história da nossa cidade. E que aquela "estória" contada em livro na UFPB, seja esquecida, já que não reflete em hipótese alguma a história da nossa terra, mas tão somente o registro de uns poucos privilegiados que, gratuitamente, se arvoraram no grito, da condição de "únicos" construtores da nossa cidade. Laboraram em gravíssimo equívoco. Palmilharam pelos caminhos tênues das inverdades. Um absurdo!

  • 04/10/2017 às 05:59

    Gilton Lima do Nascimento

    Parabéns Paulo Roberto Florêncio. Profundo conhecedor da história de nossa cidade e de sua população, sua participação nessa escolha contribuirá para que as homenagens sejam justas e independentes.

  • 03/10/2017 às 19:05

    José Leviano Barbosa

    ...parabéns, Marcos Marinho, pela iniciativa...a memória de ilustres campinenses será homenageada com muita justiça...

  • 03/10/2017 às 16:05

    Lenilda Melo

    Excelente ideia! Importantíssimo distribuir nas escolas. Mantenhamos viva a história desta cidade!

  • 03/10/2017 às 10:56

    Walmir Chaves

    Parabéns pela excelente ideia! Acho que será problemático selecionar somente 50 pessoas tratando-se de tôda a história de Campina! E espero que não se esqueçam dos que contribuiram através da cultura e da arte que, geralmente, são os menos valorados, nesses reconhecimentos...

  • 03/10/2017 às 10:39

    José Guilherme Cirne Diniz, Radialista, hoje aposentado curtindo os amigos e a vida.

    Ao amigo Marcos Marinho os nossos parabéns pela escolha dos jurados. Não poderia ser diferente essa escolha, pois os escolhidos são os melhores nas suas áreas profissionais e como pessoas dignas e respeitáveis.

  • 03/10/2017 às 09:59

    Nadir Barbosa de Lima

    Parabéns Marcos. Tenho orgulho de você!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias