Workshop realizado pelo SESI em JP vai discutir soluções para tornar a indústria um ambiente mais seguro e saudável

16/04/2018

No próximo dia 26 de abril acontecerá no Teatro Armando Monteiro Neto, no SESI Centro, em João Pessoa, o Workshop Segurança e Saúde no Trabalho: soluções que tornam a indústria mais segura e saudável para o trabalhador.

A programação é alusiva ao movimento Abril Verde, que tem o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. O evento realizado pelo SESI da Paraíba é voltado para gestores de indústrias de todos os segmentos, administradores e representantes da área de Recursos Humanos, contadores, e profissionais de saúde e segurança do trabalho.

O objetivo é possibilitar a compreensão sobre os antecedentes do Fator Acidentário de Prevenção – FAP, as nuances político-científicas, relacionadas ao meio ambiente de trabalho, que alicerçaram o Nexo técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP. E ainda permitir a articulação do FAP, aos demais artefatos da gestão do meio ambiente do trabalho,  para que os participantes desempenhem papel de gestão sob uma visão mais ampla do FAP.

Durante a programação acontecerão palestras com especialistas renomados, a exemplo do idealizador do Fator Acidentário de Prevenção, e doutor em Ciências da Saúde, Dr. Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, com representantes da área de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI Nacional, como o médico Gustavo Nicolai, e ainda com o Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho – MPT/PB, Raulino Maracajá. No evento acontecerá ainda uma mesa redonda com a participação dos três palestrantes.

O Fator Acidentário de Prevenção – FAP, além de dosador tributário acidentário, pode servir como indicador para fins mercadológicos, licitatório, creditícios e subvenção fiscal. O fator acidentário é um multiplicador a ser aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% (SAT) da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.

O FAP funciona como um mecanismo de estímulo à melhoria do meio ambiente do trabalho, no modo organizacional das empresas, com vistas à redução de acidentes no ambiente de trabalho. Informações sobre o Workshop podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5451.

Fonte: Fiep




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Outras Notícias