Mergulhadores do Corpo de Bombeiros atuam em operações de resgate em todo o Estado

21/12/2017

Mais de 50 operações de busca e resgate de vítimas em ambientes subaquáticos já foram realizadas pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).  O número diz respeito às ações desencadeadas desde 2015, quando o Departamento de Operações de Mergulho Autônomo de Resgate (Domar) foi criado e um efetivo inicial formado para atuar nessa área específica. Atualmente, 19 mergulhadores compõem a equipe do Domar, que atende em regime de prontidão em todo o Estado.

O avanço e as operações bem sucedidas desse grupo foram lembradas em solenidade alusiva ao Dia dos Mergulhadores, comemorado em todo o país em 18 de dezembro. O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral, nesta quarta-feira (20), e contou com a entrega de certificados de agradecimento aos mergulhadores, bem como placas que simbolizam o ingresso do bombeiro no Corpo de Mergulhadores de Resgate do CBMPB.

O comandante geral da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, lembrou os investimentos feitos no departamento para proporcionar  a execução da função, a exemplo da compra de materiais de proteção individual e a disponibilização de viaturas para transporte do efetivo de prontidão, bem como a realização do curso de especialização na área para aumentar o efetivo de mergulhadores do CBMPB.

“Temos algo inédito. No curso deste ano formamos as primeiras duas mergulhadoras de resgate da nossa corporação. O efetivo feminino mostrou o quanto é capaz de atuar nas mais diversas áreas bombeirísticas, inclusive a de mergulho, que tem um elevado grau de dificuldade desde a formação até a execução da atividade em si”, destacou o coronel, ao acrescentar que a expectativa é, nos próximos anos, promover de forma contínua cursos de formação de novos mergulhadores.

O chefe do Departamento de Operações de Mergulho Autônomo de Resgate do CBMPB, tenente coronel Erik de Oliveira, destacou a importância dessa atividade especializada, que atua em ambiente subaquático, recuperando tanto corpos quanto pessoas ainda com vida, já que há a possibilidade de sobrevivência quando a submersão acontece em até uma hora.

“Também atuamos recuperando bens, inclusive aqueles que são importantes para perícias e inquéritos policiais”, completou. Durante a solenidade comemorativa, foi feita a entrega da comenda ‘Preito de Gratidão’ ao comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro, e ao subcomandante geral do CBMPB, coronel Dênis Nery.

Fonte: Secom-PB




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias