Paraíba discute distribuição de verbas e enfrentamento à violência durante evento no Rio de Janeiro

04/04/2019

As ações de enfrentamento à violência em território brasileiro e a distribuição de verbas relativas ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp) por parte do Governo Federal foram temáticas debatidas no primeiro dia da 72ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, que conta com a participação do titular da pasta na Paraíba e acontece até esta quinta-feira (4), no Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário Jean Nunes, o colegiado estabeleceu como principais pleitos o fortalecimento dos recursos destinados pela União para o financiamento da Segurança Pública nos estados, além da participação em debates mais aprofundados sobre o pacote anticorrupção e o combate ao crime organizado. “A reunião tem bastante importância, pois compila as solicitações para que, unindo forças de todos os secretários do país, seja possível realizar demandas ao Governo Federal com mais firmeza e credibilidade, já que o pleito deixa de ser de um ou outro estado isolado e passa a ser do colegiado, que tem bastante legitimidade”, destacou. 

Ainda segundo o secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, outro ponto discutido foi o fortalecimento da Operação Divisa Segura no Nordeste. “Fizemos gestão junto aos secretários dos estados vizinhos, principalmente para o combate ao tráfico de armas, de drogas e repressão a roubos a bancos, a fim de que atuemos com a força-tarefa criada pela Paraíba no combate a esse tipo de crime. Inclusive, está sendo proposto que as ações desenvolvidas no nosso estado e também em Pernambuco se juntem às dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, para que criemos um núcleo específico de repressão a roubos contra instituições financeiras”, frisou.

Nessa terça-feira (2), o evento teve uma palestra magna de abertura, realizada pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, e palestra com o secretário Nacional da Segurança Pública, general Guilherme Theophilo. Para esta quarta-feira (3), estão previstas nas agendas dos secretários pautas legislativas na Câmara dos Deputados e Senado Federal e planejamento do Consesp para o ano de 2019, incluindo programas e projetos.

Eleição

No primeiro dia do encontro foi realizada eleição do presidente e dos vice-presidentes do colegiado. O secretário da Bahia, Maurício Teles, foi reconduzido à presidência do Consesp. Os demais integrantes do colegiado foram: secretário geral, Cristiano Barbosa Sampaio (SSP-TO); do vice-presidente Região Sul, Ranolfo Vieira Junior (SSP-RS); vice-presidente Região Sudeste – General João Camilo de Campos (SSP-SP); vice-presidente Região Centro-Oeste, Anderson Gustavo Torres (SSP-DF); vice-presidente Norte, Louismar Bonates (SSP-AM); e vice-presidente Nordeste, Fábio Abreu (SSP-PI). 

Rádio comunicação digital

Paralelo ao evento dos secretários, está sendo realizada a LAAD Defense & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança. Uma das tecnologias de destaque, que foi apresentada pela Paraíba durante a reunião do Consesp, foi a de rádio comunicação digital. “Do Rio de Janeiro, com um telefone robustecido, adquirido por meio do contrato firmado com a Motorola Solutions do Brasil, conseguimos falar com hand talks (HTs) de João Pessoa. Mantivemos esse contato e fizemos uma demonstração para os secretários, que ficaram impressionados, porque boa parte dos estados não tem uma rede de rádio no nível da que nós temos. Isso foi objeto de elogios e consultas sobre essa tecnologia.

A Paraíba se destaca nesse conceito. Além disso, várias tecnologias de Inteligência estão sendo apresentadas na feira, mas que já adquirimos em nosso estado, juntamente com outras soluções, a exemplo dos drones, que estão sendo utilizados pela Polícia Militar da Paraíba”, explicou Jean Nunes.

Fonte: Secom-PB




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias