Ana Cláudia incomodada com marido em meio a ratos e lixo consegue banir imagem do Facebook mas Google continua mostrando montagem

15/10/2020
O Facebook já apagou a foto-montagem no perfil acusado, mas o Google ainda mantém diversas delas no ar
O Facebook já apagou a foto-montagem no perfil acusado, mas o Google ainda mantém diversas delas no ar

Incomodada com antiga e famosa montagem em que o seu marido, ex-prefeito e senador Veneziano Vital do Rego, é retratado em frente ao prédio sede da Prefeitura Municipal de Campina Grande ao lado de ratos e sobre um amontado de lixo que representaria o melancólico final do seu Governo, oito anos atrás, a candidata do PODEMOS, Ana Cláudia, requereu à Justiça, e obteve sucesso, que a tal peça, recentemente postada em perfil do Facebook, fosse retirada do ar.

Coube hoje ao juiz Bartolomeu Correia Lima Filho, da 17ª Zona Eleitoral, deferir o pedido, protocolado pela coligação ‘Novos Tempos, Novas Soluções‘, para a remoção da foto montagem em que o esposo aparece cercado de lixos e ratos e com as frases "rei do lixo" e "É disso que nós gostamos, Vené", que o magistrado assinala ter sido uma crítica ao período em que Veneziano foi prefeito do município.

O juiz determinou o envio da intimação ao Facebook para retirada da foto em até uma hora após recebimento da ordem, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.  

O magistrado levou em consideração que a "legislação eleitoral, atualmente, tem priorizado a liberdade de manifestação, evitando, assim, o chamado chiling effect, qual seja, o medo de se falar de política, a ponto de toda publicação pessoal ser questionada judicialmente", mas alertou que "tal direito, contudo, não pode ser confundido com abuso".

O juiz argumentou que a montagem com o senador Veneziano Vital do Rêgo é de extremo mau gosto e que "não é possível que as pessoas não compreendam o caráter democrático que vivemos no Brasil, e a repulsa de todos das classificadas fake news e postagens dessa natureza."

- “A montagem realizada fazendo uso da imagem do Senador, além de extremo mal gosto, e insensatez, traduz a nítida intenção de denegrir a imagem da candidata representante a qual pleiteia o cargo de Prefeita de Campina Grande. Como outrora afirmado a legislação Eleitoral permite ao eleitor manifestar suas ideias, sendo expressamente vedado o anonimato, o impulsionamento das postagens, além de ofensas pessoais aos candidatos. Não é possível que as pessoas não compreendam o caráter democrático que vivemos no Brasil, e a repulsa de todos das classificadas fake news e postagens dessa natureza. Deve se ter em mente que o direito de um termina quando inicia o do outro", declarou o juiz Bartolomeu Correia Lima Filho.

NO GOOGLE

A retirada da foto-montagem no Facebook, entretanto, não fará cessar o incômodo da candidata Ana Cláudia, uma vez que o Google retrata diversas notícias relacionadas ao acúmulo do lixo no fim da gestão do Senador enquanto prefeito de Campina Grande tendo como ilustração exatamente a montagem reclamada.  

Uma simples busca identificando ‘Veneziano rei do lixo!’ é suficiente para o Google elencar mais de uma dezena de notícias onde a foto-montagem aparece.

Para deletar tudo isso do maior site de buscas da internet o jurídico da coligação de Ana Cláudia terá que acionar outra vez a Justiça e trabalhar dobrado.

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias