As urnas deste domingo (07) baixaram também a representatividade numérica de Campina Grande na Assembleia Legislativa do Estado. A atual legislatura conta com oito deputados baseados politicamente na Rainha da Borborema, o que representa um quarto da composição da Casa. A legislatura que se instalará em 2009 vai contar com apenas sete campinenses: Adriano Galdino, Caio Roberto, Inácio Falcão, Manuel Ludgério, Moacir Rodrigues, Ricardo Barbosa e Tovar Correia Lima.
Da bancada atual ficarão de fora Daniella Ribeiro (por ter sido eleita senadora), Renato Gadelha (derrotado ao tentar a reeleição) e Bruno Cunha Lima (derrotado para a Câmara Federal).
Os eleitores elegeram 36 deputados estaduais, renovando o Parlamento estadual em 36,11% com a chegada de 14 novos membros.
A coligação com maior número de eleitos foi a ‘A Força do Trabalho I’, que somou 15 parlamentares.
A maior surpresa do pleito foi a eleição do delegado Walber Virgolino (Patriotas), ex-secretário de Estado ad segurança pública que sem histórico político na Paraíba foi o segundo mais votado no pleito, com quase 50 mil votos.
OS ELEITOS:
Cida Ramos
Wilson Filho
Pollyanna Dutra
Anderson Monteiro
Doutora Paula
Doutor Taciano Diniz
Junior Araújo
Cabo Gilberto Silva
Moacir Rodrigues
Eduardo Carneiro
Doutor Erico
Chió
Walber Virgolino
Felipe Leitão
Hervázio Bezerra
REELEITOS:
Adriano Galdino
Ricardo Barbosa
Estela Bezerra
Doda de Tião
João Gonçalves
Edmilson Soares
Nabor
Branco Mendes
Jeová
Inácio Falcão
Buba Germano
Manoel Ludgério
João Henrique
Camila Toscano
Galego de Souza
Tovar
Tião Gomes
Caio Roberto
Raniery Paulino
Genival Matias
Bosco Carneiro
A partir de 2019 serão cinco mulheres no parlamento estadual paraibano: Cida Ramos Pollyanna Dutra, Doutora Paula, Estela Bezerra e Camila Toscano.
Cida Ramos (PSB), com 56.017 votos, foi a mais votada dentre os 36 eleitos.
Fonte: Da Redação