EXCLUSIVO - Estudo d‘APALAVRA faltando 40 dias para as eleições aponta provável novo colegiado da Casa Félix Araújo

20/10/2020

Até hoje, faltando 40 dias para as eleições 2020, nenhum instituto, órgão de imprensa ou coligação partidária em Campina Grande registrou na Justiça Eleitoral pedido de pesquisa pública de votos, embora as empresas especializadas na coleta de dados venham trabalhando intensamente nas chamadas pesquisas para “consumo interno”, que norteiam as estratégias dos candidatos.

A PALAVRA teve acesso a pelo menos cinco desses estudos, que obviamente não podem ser publicados, mas confrontou-os e permitiu-se a fazer um estudo próprio em relação às candidaturas para a Câmara Municipal, constatando que o índice de renovação de quadros se manterá nos níveis históricos, sempre acima dos 50 por cento.

Em 2016 o índice de renovação na Casa Félix Araújo surpreendeu ao ficar em patamar inferior. Foi de 43,4%, sendo reeleitos 13 dos 23 integrantes do colegiado, mas o estudo d’APALAVRA revela que isso dificilmente se repetirá, prevendo-se até esse instante que o número de reeleitos seja bem maior do que o da última eleição.

Considerando apenas a votação individual, voltariam ao Legislativo este ano 16 dos atuais vereadores, número que tende a ser maior considerando que a mudança na legislação eleitoral, que extinguiu as coligações proporcionais, beneficia exatamente quem é detentor de mandato, em sua maioria presidentes dos diretórios municipais dos seus partidos.

Na filtragem feita pela equipe d’APALAVRA com base nos cinco estudos citados, é bem provável que sejam os seguintes os vereadores reeleitos:

01 – Olímpio Oliveira

02 – Alexandre do Sindicato

03 – Pimentel Filho

04 – Ivonete Ludgério

05 - Luciano Breno

06 – Galego do Leite

07 – Marinaldo Cardoso

08 – Saulo Germano

09 – Bruno Faustino

10 - Rui da Ceasa

11 – Álvaro Farias

12 – Aldo Cabral

13 – Rennan Maracajá

14 – Saulo Noronha

15 – Anderson Maia

16 – Esta vaga pode ser conquistada por Márcio Melo, Ivan Batista, João Dantas, Pastor Josimar, Rodrigo Ramos, Sargento Neto ou Teles Albuquerque.

Um detalhe observado pela equipe: o vereador campeão de votos de 2016, Rennan Maracajá, só pontua nos cinco estudos depois dos 10 mais citados. Ou seja, na composição de nomes do seu partido, não será nenhuma surpresa ele ficar de fora do rol dos vencedores deste ano, já que a aritmética da contagem, feita agora por partido, é um grande complicador na vida de todos os candidatos.

OS NOVOS

A mesma filtragem d’APALAVRA foi feita em relação aos demais nomes apontados nas pesquisas internas para as demais oito vagas, mas cada uma delas é disputada por diversos nomes, a saber:

Vaga 01 – Eva Gouveia

Vaga 02 - Robson Dutra ou Anderson Almeida  

Vaga 03 – Preto do Catolé, Carol Gomes ou Frank

Vaga 04 – Balduino, Dona Fátima, Genilson Lucena ou Jandui Ferreira

Vaga 05 – Lafite, Rafafá, Beto da Geladeira, Silvana do Portal, Soraya Freire, Valéria Aragão ou Priscila Maravilha

Vaga 06 – Afonso da Farmácia, Dinho do Papaléguas, Emerson Cabral, Geraldo do Gás, Macinho do Pedregal, Sargento Régis ou Waldeny Santana

Vaga 07 – Carlos Daniel, Jonas Lima, Laelson Patrício, Josa da Nacional ou Josy do Minibox

Vaga 08 – Hermano Nepomuceno, Valdemir Costa, Vaninho Aragão ou Vavá Tomé.   

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • 19/10/2020 às 11:30

    augustocx@yahoo.com.br

    Cadê Mércio das Malvinas que está com uma belíssima campanha? e Temtem que manteve e fortaleceu sua base eleitoral?

  • 12/10/2020 às 10:45

    Airton

    Pesquisa interna é feita prá animar a militancia.vão onde o candidato tem voto

  • 09/10/2020 às 19:34

    Liminha

    Gostei de ver o nome de Afonso da Farmácia nessa pesquisa, esse ser humano merece tudo de bom, é uma pessoa nobre e honrada, Deus está no comando.

  • 06/10/2020 às 16:24

    Abram o silva

    Dessa vez Deus estará no comando, ñ acredito em pesquisa manipulada, faço UBER E ESCUTO outros perfís...

  • 06/10/2020 às 13:34

    Edvaldo Ferreira da Cunha .

    Vai de encontro a minha visão pragmática e de fato,mas é o trabalho de um grande formador de opiniões,só mim resta esperar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias