"Outubro rosa" e "novembro azul" entusiasmam Líder de Romero que pede ao prefeito para pintar asfalto de cinza em combate ao calor

20/11/2018

O vereador Líder da bancada governista na Câmara Municipal de Campina Grande, João Dantas (PSD), empolgado com o “outubro rosa” e o “novembro azul”, campanhas que alertam para a prevenção do câncer de mama em mulheres, e de próstata em homens, anunciou seu desejo de instituir uma nova campanha de cor, desta feita para amainar o ‘inferno’ em que o calor nesta época do ano aflige as pessoas.

Da tribuna da Casa Félix Araújo, hoje, Dantas explicou que um requerimento de sua autoria solicita do Executivo a realização de estudos no sentido de analisar a viabilidade de se fazer mudanças na cor do asfalto, objetivando a diminuição da temperatura média, com base em experiências já realizadas em outros municípios.

O vereador explicou que o calor quase insuportável que, mesmo depois do sol se por, continua a incomodar os campinenses, está ligado em grande parte ao asfalto. Ele mostrou pesquisa realizada pelo Departamento de Ciências Florestais da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), divulgada recentemente e informou que “em Los Angeles, desde o ano passado a Prefeitura está aplicando uma espécie de pintura de cor cinza claro que refresca o asfalto e foi criada para combater o chamado fenômeno da ‘ilha de calor’ urbana, fenômeno que ele garante também ser encontrado em Campina Grande.

João Dantas argumentou ainda que o setor de obras públicas é uma indústria que muda muito lentamente e que o asfalto que utilizamos hoje nas nossas ruas é o mesmo usado desde a Segunda Guerra Mundial.

João Dantas sugeriu que a Prefeitura Municipal, através de uma parceria com as indústrias de tintas instaladas em Campina Grande, realize um projeto piloto fazendo esta aplicação em um conjunto de ruas. “Em algumas experiências deste tipo a sensação térmica do local diminuiu em dois graus”, garantiu o vereador.

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias