Veneziano e Daniella estão entre os cinco paraibanos incluídos na lista dos CEM CABEÇAS do Congresso Nacional

19/06/2019

Cinco paraibanos, de uma bancada de 15, fazem parte da lista dos Cem Cabeças do Congresso Nacional 2019. São os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (DEM), Wellington Roberto (PR), Daniella Ribeiro (PP) e Veneziano Vital do Rego (PSB). A lista é do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e vem sendo divulgada desde 1994. Ela é formada por 71 deputados federais e 29 senadores.

Os Cabeças do Congresso são parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de habilidades como a de debatedor, articulador ou negociador.

Outros dois paraibanos aparecem na lista de "ascensão de 2019 para 2020", Pedro Cunha Lima (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, e Gervásio Maia Filho (PSB).

Dos 26 partidos com representação no Congresso Nacional, apenas sete não têm representantes na elite do Congresso Nacional: PTB, Podemos, Pros, Avante, PV, PMN e PHS.

O PT continua com o maior número de parlamentares influentes nos Cabeças 2019 e tem a maior bancada do Congresso Nacional. O MDB tem a terceira maior bancada e está em segundo lugar na lista do Diap. Em terceiro, o PSDB, seguido do PSL. O partido do presidente Jair Bolsonaro aparece em quatro lugar.

Os partidos que dão apoio à agenda do governo Jair Bolsonaro (PSL, PP, DEM, PSD, PRB, PSC, MDB, PSDB, Novo e Patriota), entre outros, reúnem 53% da elite do Congresso. Destes, o MDB lidera com 10 nomes, seguido do PSDB, com nove. O DEM e o PP estão empatados com sete nomes cada na elite do Congresso Nacional. O PSD tem cinco nomes. O PRB tem quatro parlamentares. E, empatados com um parlamentar cada nos “Cabeças” 2019 estão o PSC, o Novo e o Patriota.

Já a oposição ao governo conta com 37% da elite e é liderada pelo PT, com 16 parlamentares, seguido do PDT, com seis, e o PCdoB, com cinco deputados “Cabeças” 2019. O PSol tem quatro parlamentares na elite do Congresso Nacional e o Rede, da ex-senadora Marina Silva, tem um parlamentar entre os mais influentes.

Outro dado importante desta publicação é a relação dos parlamentares que estreiam entre os mais influentes do Congresso Nacional. Nesta edição, do grupo de 53 estreantes ou novos “Cabeças” do Congresso Nacional, 30 estão no exercício do 1º mandato, ou seja, mesmo com pouco tempo no Parlamento, já se revelaram influentes entre seus pares. Fazem parte desse seleto grupo 15 deputados federais e 15 senadores. Entre eles, está o Major Vitor Hugo. Ele elegeu-se pela primeira vez em 2018 e por sua relação de amizade com o presidente Jair Bolsonaro, já se tornou líder do Governo em sua estreia no Congresso, o que lhe garantiu acesso à lista dos Cem Cabeças.

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias