Festas juninas: médico alerta para os riscos de soluções caseiras no tratamento de queimaduras

25/06/2019

Festas juninas que se prezem devem ter comidas típicas, bebidas, quadrilhas, arrasta-pé, balões, fogueiras e fogos de artifícios. E onde tem fogo, é preciso seguir determinadas condutas de segurança para evitar acidentes, como usar materiais próprios para acender a fogueira em um local isolado fora dos locais de circulação de pessoas e sempre supervisionar a criançada quando for soltar rojões, por exemplo.

Todavia, em caso de queimadura, o médico clínico geral João Carlos Neto, do Hapvida Saúde, recomenda cuidados imediatos e o encaminhamento para unidade hospitalar ao invés de soluções caseiras. “No local da lesão, provocada por chamas de uma fogueira ou por fogo de artifício, não se deve colocar produto químico, manteiga, óleo, creme dental, clara de ovo, folha de bananeira, açúcar ou similares, pois pode provocar  infecção no local, além de irritação da pele”, afirma o médico.

João Carlos enfatiza que o paciente queimado deve lavar a área com água corrente e procurar uma unidade hospitalar para ser avaliado por um médico. Este vai adotar os procedimentos cabíveis. Após o tratamento médico e cicatrização, ele recomenda usar protetor solar no local da queimadura.

 Tipos de lesão

 - Primeiro grau: atinge somente a camada superficial da pele, identificada por uma vermelhidão na área atingida;

 -Segundo grau: é mais profunda, causa muita dor e apresenta bolhas de água sob a pele;

- Terceiro grau: atinge todas as camadas da pele, mas não causa muita dor, pois as terminações nervosas são destruídas, acabando com a sensibilidade da área atingida. A pele fica dura e seca e pode ficar tanto escurecida quanto esbranquiçada.

Fonte: Assessoria




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias